Em 1779, o clérigo inglês John Newton publicou a letra da música para o famoso hino, Amazing Grace [Maravilhosa Graça]. Quando lia ou ouvia essa canção, a frase “Eu estava perdido, mas agora fui encontrado” sempre me impressionava, e eu não posso deixar de pensar nos muitos que já viveram, mas que agora estão esquecidos.
De acordo com um estudo recente da UNICEF, cerca de 40 por cento dos nascimentos do mundo nunca foram registrados, e muitas dessas pessoas morrem sem qualquer documentação escrita de sua existência. Como é triste que qualquer um de nossos semelhantes tenha nascido, crescido, aprendido, amado e talvez casado e tenha tido filhos e netos, apenas para que as lembranças de sua vida simplesmente tenha desaparecido depois de sua morte!
Não é verdade que todas as pessoas merecem ser lembradas? O FamilySearch acha que sim, é por isso que investimos tanto tempo, esforço e dinheiro para reunir, preservar e compartilhar os registros do passado. Mas ainda há muito o que fazer!
Recentemente o FamilySearch encomendou um estudo para compreender melhor por que as pessoas indexam. Um dos principais motivos é deixar um legado — não um legado sobre si mesmos, mas um legado para aqueles cujos nomes estão sendo indexados. Os participantes do estudo comentaram com propriedade que sem sua contribuição de indexação, as pessoas poderiam ser esquecidas completamente. Mas por causa de sua generosidade, milhões de pessoas há muito esquecidas estão sendo encontradas e lembradas e, em certo sentido, estão sendo reunidas com os membros vivos da sua família.
Para comemorar esse reencontro de pessoas vivas com seus antepassados que os voluntários possibilitam várias vezes todos os dias, o FamilySearch criou um breve vídeo chamado A Indexação é Vital para a Pesquisa.Talvez o título não seja cativante, mas achamos que você vai se lembrar de como ele vai fazer você se sentir.
Desfrute-o com nossos cumprimentos e, por favor, compartilhe-o livremente com seus amigos e familiares. Quanto mais pessoas pudermos incentivar a unir-se nesta grande causa, mais ajudaremos aqueles que estão perdidos e esquecidos a serem encontradas e lembrados.
– Artigo escrito por M. Judson