O FamilySearch recentemente atingiu um marco significativo: 1 bilhão de imagens de documentos históricos agora são visíveis no site FamilySearch.org. Isso é 1 bilhão de fotos de documentos. Dessas imagens, quantas você imagina já estarem indexadas e disponibilizadas pelo nome? Todas elas? Metade delas? ... Acreditaria que menos de 22 por cento?!
Certamente mais indexadores e conferentes são necessários e muitos estão atendendo ao chamado, mas tão importante quanto sua participação, fazer o melhor proveito dos dons, tempo e talento dos voluntários, é igualmente importante. O processo atual (dois voluntários fazem a indexação e outro faz a conferência), que continuará a ser usado quando necessário, produz índices de alta qualidade, mas é trabalhoso e pode ser ineficiente para alguns tipos de registros.
Os engenheiros do FamilySearch estão constantemente pesquisando mais maneiras de melhorar e simplificar o processo de indexação. A meta é melhorar o programa e o processo de indexação para fazer com que o trabalho de cada indexador e conferente vá mais longe e valha mais, indo de encontro ou até acima do elevado padrão de qualidade que os usuários esperam do FamilySearch.
Ao ler o “relatório de progresso” abaixo detalhando esses avanços (sendo que a maioria deles faz parte apenas do novo programa de indexação que será lançado ainda neste ano), pensamos que você concordará que algumas destas ideias fabulosas e até mesmo inspiradas tem que ser levadas adiante. A maioria desses novos processos será contínuo e praticamente invisíveis para voluntários.
Indexação por apenas uma pessoa em projetos selecionados. Projetos simples (especialmente registros impressos ou datilografados) que são indexados corretamente pela maioria dos voluntários podem ser transcritos apenas uma vez. Tal como acontece com todos os projetos, a qualidade vai ser acompanhada de perto. Processos de auditoria detectam a maioria dos erros de indexação. Se a qualidade de um projeto cair, um processo de revisão ou conferência será acrescentado. A pesquisa mostra que usar esse processo para projetos fáceis produz ,com apenas metade do trabalho, um índice de qualidade comparável ao processo tradicional de dupla indexação mais conferência. Ainda mais importante, essa abordagem libera voluntários experientes para concentrarem suas habilidades avançadas em projetos mais difíceis.
Indexação por uma única pessoa mais avaliação conjunta de outra. Nesse processo, que será apresentado como parte do novo programa de indexação, um único voluntário vai indexar e enviar um lote, e um segundo indexador revisará o trabalho concluído. Para alguns projetos, a pessoa que revisa pode acrescentar correções aos valores digitados pelo primeiro indexador e ambos os valores podem ser incluídos no índice pesquisável. Os voluntários precisarão indexar um número mínimo de registros (ainda a ser determinado) antes de poder revisar o trabalho dos outros. Para manter o foco na qualidade, o novo programa de indexação também designará lotes enviados por voluntários mais iniciantes para indexadores mais experientes revisar.
Indexação por uma única pessoa em determinados campos. Alguns campos são muito simples, como os campos idade ou ano do evento. Esses campos são geralmente transcritos com precisão pela maioria dos indexadores, sem qualquer tipo de revisão ou conferência necessários. Nesse novo processo, o sistema iria ignorar passos adicionais para esses campos, permitindo aos voluntários continuar a revisar ou conferir outros campos em que erros são mais propensos a ser encontrados.
Indexação por uma única pessoa para o caso de voluntários qualificados. À medida que os voluntários ganham experiência e conhecimento significativos, às vezes, chegam a um ponto em que fazer a revisão ou conferência de seu trabalho na verdade apenas aumentaria a probabilidade de introduzir erros, pois já é de qualidade elevada e coeso. O novo programa de indexação pode reconhecer os voluntários que se encontram nesse nível de qualidade e encaminhar o trabalho deles diretamente para publicação, pulando totalmente os processos de revisão. Como acontece com todo trabalho enviado, auditorias periódicas ajudam a certificar que a qualidade do trabalho deles é consistentemente elevado.
Fique atento para mais informações sobre como essas e outras ideias podem ajudar a ampliar seus esforços para aumentar o ritmo de publicação de registro de qualidade do site FamilySearch.org.– artigo escrito por Katie Gale