Ajuda:RedirecionamentoEditar esta página

Da FamilySearch Wiki

Help-content.png Este "artigo de ajuda" irá guiá-lo como você editar na Wiki. Veja Editar e contribuir para mais artigos de ajuda.

Referência Rápida: Para redirecionar, digite #REDIRECT nome-da-página (insira o nome do destino do redirecionamento no lugar da palavra "nome-da-página")}}

Índice

O que é um redirecionamento?


Redirecionamentos são usados ​​para encaminhar os usuários de um nome de página para outro. Eles podem ser úteis se um determinado artigo é conhecido por vários nomes, ou tem pontuação alternativa, diacríticos, de capitalização ou de ortografia. Por exemplo: se um usuário procura por um artigo na Wiki em "Prússia", o usuário pode ser redirecionado para um artigo usando a ortografia alemã daquele local "Preussen". Redirecionar páginas também pode ser útil na união de duas páginas em uma só, ou se dois artigos contêm a mesma ou informação similar. Por exemplo, se dois artigos foram criados sobre o mesmo tema, como "Indiana Registros de Nascimento, Morte e Casamento", e "Indiana Registros Vitais", as informações contidas nestes artigos podem ser unidas, e ao invés de apagar o título do primeiro artigo, ele pode ser redirecionado para o segundo artigo.


Para redirecionar, ou não redirecionar


Antes de criar um redirecionamento, primeiro decida qual das seguintes opções você está tentando realizar:

  1. Você está tentando ajudar os usuários a encontrar o mesmo artigo sob vários nomes? Esta é uma razão para usar um redirecionamento. Se você estiver simplesmente tentando renomear uma página, no entanto, consulte "Renomear uma página" para mais detalhes.
  2. Há dois artigos que devem ser combinados, pois eles contêm títulos ou informações semelhantes? Se assim for, primeiro leia "resolver artigos duplicados" abaixo e, em seguida, leia "criar um redirecionamento".
  3. Você está tentando enviar os usuários de uma página existente para uma página que ainda não foi criada?

Depois de saber qual das seguintes opções você está tentando realizar, decida qual página você quer redirecionar DE, e qual página você quer redirecionar PARA. Você pode querer copiar os títulos das páginas de ambos exatamente como eles aparecem na Wiki. Certifique-se que existem duas páginas antes de redirecionar uma página para outra. Saiba como criar uma nova página. Uma vez que existem ambas as páginas (se o texto aparece nessas páginas ou não), por favor, siga as instruções correspondentes abaixo.


Resolver artigos duplicados


Páginas duplicadas podem ser resolvidas através da cópia de informação diferentes de um dos artigos para o outro artigo, e, em seguida, re-orientar o primeiro artigo para o segundo artigo. Páginas e artigos estão muitas vezes ligados entre si. Por re-orientar páginas, os links para várias páginas, não serão quebrados. Por exemplo

  1. Artigo A contém informações semelhante ao artigo B.
  2. Copie qualquer informação diferente do artigo A para o artigo B.
  3. Depois de copiar as informações do artigo A, confirmar que tudo isso aparece no artigo B.
  4. Remova todo o restante do texto do artigo A, no entanto, não "Exclua" a página (OBSERVAÇÃO: A exclusão de páginas pode ser feita apenas por usuários com funções administrativas). Remover texto de um dos artigos não é obrigatório, no entanto, é uma boa prática recomendada. O texto retirado não se foi para sempre, mas permanece na história da página, no caso em que algum momento o redirecionamento necessite ser removido.
  5. Usando os passos abaixo, crie um "redirecionamento" DO artigo A PARA o artigo B.


Criando um redirecionamento

  1. Certifique-se de que você está logado (fez login).
  2. Localize e navegue até a página DE ONDE você deseja redirecionar.
  3. Clique em "Editar" nas opções da página. Isso deve abrir a janela de edição.
  4. Na janela de edição, digite o seguinte #REDIRECT nome-da-página, no entanto, em vez da palavra "nome-da-página" digite o título idêntico da página PARA ONDE você deseja direcionar:
  5. Antes de salvar, você pode usar o botão 'Antever resultado', para verificar se você digitou o nome da página correta (Geralmente você será redirecionando para um nome de página já existente, de modo que o link deve ser azul, não vermelho). Se o nome da página aparece em vermelho, o título introduzido estava incorreto. (NOTA: Os títulos de nome-de-página são sensíveis a letras Maiúsculas. Por exemplo, se você tentar redirecionar uma página para o artigo intitulado "registros de nascimento de Indiana" e você digitar "Registros de Nascimento de Indiana", o redirecionamento não irá funcionar.)
  6. Lembre-se de salvar as alterações clicando no botão "Gravar página", localizado abaixo da janela de edição.


Acessando uma página redirecionada

Depois de criar um redirecionamento, você será incapaz de acessar a página DE ONDE você redirecionou procurando pelo título. Toda vez que um usuário tentar acessar essa página, ele será automaticamente redirecionado para a página que você indicou no redirecionamento, porém perto do topo da página, é fornecido um link que permitirá aos usuários retornar à página DE ONDE você redirecionou. Clique nele para ver a página DE ONDE você redirecionou.
Ao fazer isso, você poderá fazer todas as coisas que qualquer outra página wiki permite. Você pode ir para a página de discussão associada para discutir o redirecionamento. Você pode visualizar o histórico da página antes que o redirecionamento seja posto em prática. Você pode editar a página, se o redirecionamento está incorreto, e pode reverter a uma versão mais antiga para remover o redirecionamento.


Exclusão de uma página redirecionada

Eliminar uma página redirecionada é diferente de remover um redirecionamento de uma página. Geralmente não há necessidade de excluir páginas redirecionadas. Elas não ocupam uma quantidade significativa de espaço de banco de dados, e elas não aparecem nos resultados de busca da wiki. Se o nome da página é vagamente significativo não há mal nenhum (e algum benefício) em tê-la como um redirecionamento para a página existente mais relevante na sua wiki. No entanto ...
Se você precisar excluir um redirecionamento, por exemplo, se o nome da página do redirecionamento é ofensivo, ou você deseja desencorajar as pessoas de se referir a um conceito com esse nome, então você simplesmente vai até a página de redirecionamento, e siga o mesmo procedimento para exclusão de uma página, mas adicione o template delete sob o redirecionamento. Se colocado antes do redirecionamento, isto vai parar o funcionamento do redirecionamento. Veja: pedidos de eliminação.


Redirecionamentos duplos

Um duplo redirecionamento (a página de redirecionamento para uma página que é em si um redirecionamento) não vai funcionar. A reorientação não vai seguir até ao fim da cadeia. Em vez disso as pessoas só vão ser presenteadas com o respectivo link (a visualização da página de redirecionamento). Esta é uma restrição deliberada, em parte para evitar loops infinitos, e em parte para manter as coisas simples. Isto evita que pessoas construam uma árvore desagradavelmente complicada de redirecionamentos!
No entanto, isto não significa que você deve fechar os olhos para os redirecionamentos duplos e eliminá-los, alterando-os para ser redirecionamentos uma vez. Você provavelmente precisará fazer isso após um movimento de página significativo. Use o link de ferramentas "o que liga aqui" para encontrar redirecionamentos duplicados para uma página específica, ou use Especial:Redirecionamentos Duplos para encontrá-los por toda a wiki.


Um redirecionamento para uma página no namespace categoria

Ocasionalmente pode ser necessário redirecionar os usuários para uma categoria, em vez de um artigo. Redirecionar para uma página de categoria pode ser mais complicado, porque o texto usado para enviar um usuário para uma página de categoria automaticamente cria a categoria na página. Para evitar isso, preceder a palavra "categoria" com dois pontos assim: Como mencionado anteriormente, substitua a palavra "Nome-da-página" com o título da página.



  • Esta página foi modificada pela última vez às 23h24min de 20 de Março de 2015.
  • Esta página foi acedida 120 vezes.