Brasil HistóriaEditar esta página

Da FamilySearch Wiki

Brasil Gotoarrow.png História

A pesquisa familiar eficaz requer alguma compreensão dos eventos históricos que possam ter afetado a sua família e os registros sobre eles. Aprender sobre guerras, governos, leis, migrações e tendências religiosas podem ajudar você a entender as fronteiras políticas, movimentos familiares e os padrões de assentamento. Estes eventos podem ter levado à criação de registros, tais como documentos de terras ou militares que mencionam sua família.

Seus antepassados ​​se tornarão mais interessante para você, se você também usar as histórias para aprender mais sobre os eventos que eles possam ter participado. Por exemplo, usando uma história você pode aprender sobre os eventos que ocorreram no ano em que seus bisavós se casaram.

Você pode achar que o nome do lugar que o seu antepassado veio, mudou ou que os limites do município ou do estado mudaram.

A história brasileira moderna começa com o assentamento português no século 16. Após o fim da dinastia dos Avis em Portugal, em 1580, uma união foi estabelecida entre Espanha e Portugal, chamada União Ibérica. Isso durou até 1640, quando a dinastia de Bragança assumiu Portugal. A dinastia de Bragança durou até 1910.

O governo do Brasil tem tido vários governantes e governos em momentos diferentes, eles podem ser resumidas como segue:

1534 à 1549 Capitanias, sob monarquia portuguesa

1549 à 1720 Governadores gerais, sob monarquia portuguesa

1720 à 1808 Vice-Reis, sob a monarquia Portuguesa

1808 à 1822 Período de governo direto de monarquia portuguesa

1823 à 1889 Monarquia brasileira

1889 à 1930 Primeira República

1930 Segunda República

Principais cidades do Brasil foram fundadas nos seguintes anos:

1535 Recife

1554 São Paulo

1565 Rio de Janeiro

1612 São Luís (Maranhão)

1616 Belém (Pará)

1669 Manaus

1740 Porto Alegre

Datas históricas importantes também são relacionados no Brasil Geografia HistóricaBrasil Registros Militares, e no Brasil Escravidão e Servidão.

Além do acima exposto, a seguir estão algumas datas e eventos na história do Brasil:

1494 O Tratado de Tordesilhas permitiu aos Portugueses reivindicar todo o território a leste de uma linha norte-sul a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.

1500 Pedro Alvares Cabral reivindicou o Brasil para Portugal.

1548 Portugueses judeus foram banidos para o Brasil.

1549 Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral, foi nomeado. Ele estabeleceu a Salvador, na Bahia como a capital. Ele era o supervisor das capitanias em Portugal.

1549 A Ordem dos Jesuítas foi introduzida no Brasil. Estabeleceu as primeiras escolas e as manteve até 1759. Essas escolas, proveram educação inferior para a aristocracia. Estudantes leigos foram enviados para a Universidade de Coimbra.

1551 A colônia brasileira fez uma diocese em separado com o primeiro bispado católico na Bahia.

1580 à 1640 Portugal e Espanha foram unificados.

1604 O Conselho da Índias foi formado em Portugal. Isto mais tarde se tornou conhecido como o Conselho Ultramarino

1624 à 1654 A presença holandesa no Brasil foi removida pelo Tratado de Taborda.

1695 O ouro foi descoberto em Minas Gerais e, posteriormente, em Mato Grosso e Goiás.

1727 O café foi introduzido no Brasil.

1730 Diamantes foram encontrados no Brasil.

1746 Portugal incentivou a emigração dos Açores e da Madeira. Muitos se estabeleceram no que hoje é Porto Alegre.

1759 Os jesuítas foram expulsos do Brasil. Eles não foram autorizados a retornar até 1842.

1759 Novas leis garantiram aos índios a liberdade pessoal. Cada índio deveria receber um nome português.

1763 A capital foi transferida da Bahia para o Rio de Janeiro.

1808 à 1822 Os Braganças, governantes da família real de Portugal, residia no Rio de Janeiro durante a ocupação francesa da Península Ibérica. Depois de 1815, o Brasil estava em estado de igualdade com Portugal.

1818 Concessões de terras foram feitas para os colonos suíços e alemães. Em 1820, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, foi fundada pelos primeiros colonos não-portugueses, que chegaram em 1819.

1822 o Brasil declarou independência e estabeleceu uma monarquia, que durou até 1889.

1824 O Brasil adotou uma constituição que fornecia uma república federal, os Estados Unidos do Brasil. Esta constituição previa para as províncias e governos municipais, o que foi chamado a construção de escolas do ensino fundamental .em todas as cidades e escolas secundárias nos grandes centros urbanos. (Escolas alemãs privadas fechadas em 1917. Depois de 1928 toda a instrução elementar deveria ser dada em português).

1824 Colonos alemães vieram para o Rio Grande do Sul.

1880 Houve imigração significativa de alemães e europeus orientais e a partir de 1902 japoneses.

1888 A escravidão foi abolida (ver Brasil Escravidão e Servidão).

1889 O Brasil se tornou a República dos Estados Unidos do Brasil. Um decreto declarou que todos os estrangeiros após essa data seriam considerados cidadãos, a menos que dentro de um período de seis meses eles fossem perante o conselho do município para fazer um apelo.

Acesso grátis online através do Google livros clicando aqui.

1942 o Brasil declarou guerra às potências do Eixo.

Os seguintes livros explicam mais sobre a história do Brasil:

Herring, Hubert. A história da América Latina desde os primórdios até o presente. Segunda Edição New York: Alfred A. Knopf, 1962. (FHL livro 980 H2H)

Poppino, Rollie E. Brasil: A Terra e o Povo. New York: Oxford University Press, 1968. (FHL livro 981 H2pr)

Maior, A. Souto, História do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. (FHL livro 981 H2mh) O volume abrange o período de pré-descoberta até 1967.

Pombo, Rocha. História do Brasil. 5 vols., Nova edição Ilustrada. São Paulo: WM Jackson, Inc., 1953 (FHL livro 981 H2p) Os cinco volumes cobrem o período de descoberta até 1900.

Você pode encontrar histórias no Catálogo da Biblioteca de História da Família em uma das seguintes opções:

BRASIL-HISTÓRIA

BRASIL, [ESTADO] - HISTÓRIA

BRASIL, [ESTADO], [CIDADE] - HISTÓRIA

Histórias Locais

Algumas das mais valiosas fontes de pesquisa sobre a história da família são histórias locais. Elas descrevem o povoamento da região e a fundação de igrejas, escolas e empresas. Você também pode encontrar listas dos primeiros colonos, soldados e funcionários civis. Mesmo que o seu antepassado não esteja relacionado, as informações sobre outros parentes podem estar incluídas o que irá fornecer importantes pistas para localizar o seu ancestral. Uma história local também pode ser útil na identificação de outros registros para busca.

Histórias publicadas de cidades, municípios e estados podem conter informações genealógicas valiosas. Algumas histórias estaduais e municipais incluem seções ou volumes separados contendo informações biográficas.

Além disso, as histórias locais deve ser estudadas e apreciadas pelas informações que elas podem fornecer sobre o estilo de vida dos membros da sua família e da comunidade e do meio ambiente em que viveram.

Para algumas localidades poderá existir mais do que uma história. Muitas histórias foram escritas sobre cidades e comunidades locais no Brasil. Uma pesquisa cuidadosa das histórias disponíveis para a localidade de seu antepassado vale a pena.

A Biblioteca de História da Família possui algumas histórias locais das cidades no Brasil. Para encontrá-los, procure a cidade no catálogo e no assunto "história". Histórias semelhantes também estão frequentemente disponíveis nas principais bibliotecas públicas e universitárias e arquivos.

Um excelente bibliografia de histórias locais é:

Boletim Bibliográfico da Biblioteca Nacional (BBBN). Rio de Janeiro: nl.

Biblioteca do Congresso. Escritório da Biblioteca do Congresso, Brasil. Lista de adesões, Brasil: Relação Anual de seriados. Rio de Janeiro: The Office, 1975. (FHL livro 981 A3u).

As Bibliografias que relacionam as histórias locais estão disponíveis na Biblioteca de História da Família. Elas estão relacionadas no Catálogo da Biblioteca de História da Família em:

BRASIL-BIBLIOGRAFIA

BRASIL-HISTÓRIA-BIBLIOGRAFIA

Em 1583 o Brasil aceitou o uso do calendário gregoriano, o calendário mais amplamente usado ​​hoje. Poucos registros genealógicos estão disponíveis antes de 1583.

Recursos Online

  • Arquivos da História Mundial - A história da República Federativa do Brasil - Este arquivo inclui artigos escritos por vários autores sobre vários aspectos históricos do Brasil. Para acessar clique aqui
  • A História do Brasil por James Hendersen (1821) - Este livro dá uma visão geral do geografia, comércio, colonização, e os habitantes indígenas do Brasil, bem como a colonização e desenvolvimento de cada província no Brasil. Acesso grátis online através do Google livros clicando aqui.





  • Esta página foi modificada pela última vez às 03h47min de 23 de Maio de 2015.
  • Esta página foi acedida 427 vezes.