FamilySearch Wiki:História da organização do conteúdo, navegação, e as categoriasEditar esta página

Da FamilySearch Wiki


Índice

O Passado


Quando a Wiki do FamilySearch foi publicada na internet no início de 2007, foi implantada por meio de um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto chamado Plone. Em outras palavras, a wiki foi publicada pela primeira vez com o Plone, e não com o software MediaWiki. No Plone, usávamos uma estrutura de pastas para organizar artigos. Isso era problemático, no entanto, para artigos que pareciam se encaixar nos temas de várias pastas. Deveria um artigo sobre o Índice de Casamento Estados Ocidentais ser colocado na pasta Idaho, na pasta de Utah, ou na pasta dos Estados Unidos? O propósito do uso de pastas é para tornar mais fácil para os usuários - especialmente os autores - examinar rapidamente todos os artigos que tínhamos sobre um tema. Mas, se tivéssemos constantemente que colocar um artigo em uma pasta quando ele realmente se encaixa nos temas variados, seria essa a finalidade do serviço? Claramente, precisaríamos de uma maneira de fazer uma associação de muitos para um entre temas e artigos.

Isso nos levou às palavras-chave. No Plone 2.x, os autores poderiam associar artigos com palavras-chave. Isso ofereceria a necessária associação de muitos para um entre temas e artigos. No entanto, vimos quão enorme seria a tarefa de preencher um sistema com a profundidade do FamilySearch e treinar os autores em seu uso. Nossa equipe pequena não tinha os recursos para enfrentar o projeto, e enquanto isso, o motor de busca estava fazendo um bom trabalho de encontrar os artigos que necessitávamos para o trabalho de produção, de modo que colocamos esse projeto em espera.

No Outono de 2007, os diretores do FamilySearch decidiram mudar o site para uma plataforma diferente. Gostaríamos de migrar o conteúdo do Plone para MediaWiki porque tinha sido provado que os sites MediaWiki fizeram o que estávamos tentando fazer, assim podia ser ampliado para um grande público. Em dezembro de 2007, lançamos o Beta 2, convidando todos os colaboradores antigos do site do Plone para se juntar a nós a testar a nova plataforma MediaWiki.
A MediaWiki não tem estrutura de pastas para o conteúdo. Ela incorpora o uso de categorias, que permitem aos usuários navegar por todos os artigos associados a um tópico. Embora as Categorias permitam a navegação, nós ainda não tínhamos explorado se elas podiam ser usadas ​​para filtrar resultados de busca da MediaWiki.

Uma vez que os bons metadados exigem normas de marcação, ainda que nós tívessemos migrado para outra plataforma que permite marcação e porque a padronização de nossa marcação seria um projeto muito grande, nós planejamos resolver a questão mais tarde.
Então a vida - ou pelo menos a integração com outros sistemas - fez o nosso caminho. Em 2008 nós passamos muito tempo testando uma ferramenta chamada Semantic MediaWiki, cuja finalidade era melhorar categorias de uma taxonomia para uma ontologia. Isto foi anunciado como algo que iria melhorar nosso trabalho, porém era ferramenta que só um engenheiro poderia amar, não aquela que poderíamos esperar nossa base de colaboradores entendesse; por isso, não a implantamos. Mais tarde, trabalhamos com os Padrões ou equipe de Autoridades aqui no FamilySearch para ver como nossas categorias poderiam alinhar com a deles. Ainda mais tarde, como nós projetamos elementos de uma série de aplicações da comunidade que queriam construir, nós exploramos um alinhamento das categorias da wiki com aquelas que estão sendo desenvolvidas para todos os produtos do FamilySearch.

Cada vez que nós exploramos soluções ou integração com estes outros produtos, isto nos paralisava pelo tempo dependido para construir, organizar ou corrigir categorias atuais da wiki. Por que, nos perguntamos, devemos gastar tempo trabalhando em algo que tinha de ser substituido em breve? Assim, as categorias do wiki foram pouco trabalhadas até 2011.

2011


Em 2011, decidimos que não podiamos esperar mais. Embora soluções como ontologias, o alinhamento com o resto do FamilySearch, ou alinhamento com o Catálogo da Bilblioteca da História tenham se mostrado atraentes, elas não estavam nos levando a lugar algum. Fizemos esforços finais de compreender o estado atual de pensar das outras equipes do FamilySearch em questão com as autoridades, e decidimos avançar com as categorias desenvolvidas pela equipe que governa o desenvolvimento do site principal do FamilySearch. No primeiro semestre de 2011, implementamos dois dos quatro níveis de categorias da equipe. Os dois últimos nós planejamos implementar no quarto trimestre.

Navegando por Local ou Tópico


Temas genealógicos incluem dois grandes subconjuntos aqueles que estão associados a um lugar e aqueles que não estão. Pretendemos usar as categorias da Mediawiki para classificar nosso conteúdo de sistemas. A Mediawiki permite aos usuários criar categorias com subcategorias abaixo deles, o que é bom para a classificação, por exemplo, cidades dentro de um município. No entanto, a página especial da Mediawiki relacionando todas as categorias, relaciona todas as categorias e subcategorias em uma lista simples, não hierárquica. Recomendamos que os usuários de teste de gerenciamento de produto a ver se eles iriam achar útil incluir outra página que relaciona todas as categorias e subcategorias de forma hierárquica ou esquemática.

Autoridades para Tópicos e Lugares


Ao buscar informações na wiki, os usuários precisam para ver as opções de navegação e buscar os resultados de pesquisa que são consistentes, inequívocos e, se possível, até mesmo familiar. O domínio da Biblioteca do Congresso (cabeçalhos de assunto) atende a esses critérios para diferentes lugares e assuntos Onde o catálogo da Biblioteca do Congresso (LC) falha na desambiguação de nomes de lugares comuns utilizados para múltiplos níveis de jurisdição. Por exemplo, nomes de lugares como Grant, Washington, Montgomery, Jefferson, Lake, e Summit são usados ​​para as cidades, vilas, paróquias, municípios, e às vezes estados. Se a nossa wiki fosse empregar uma categoria de "Washington" sem incluir a sua jurisdição, e um usuário digita "Washington" no motor de busca da wiki, os resultados da pesquisa conteriam entradas para todas essas jurisdições.

Filtragem


Os usuários precisam ser capazes de filtrar a busca não só por todos os lugares nomeados [Washington], mas [Washington que é um município no estado de Washington].

Na Mediawiki, os usuários podem criar uma categoria Estados Unidos com uma subcategoria Washington. No entanto, eles não podem adicionar mais subcategorias nomeadas Washington para municípios, paróquias, vilas e cidades com esse nome. Um nome de categoria pode ser usado apenas uma vez. [1]
Normas para Esclarecer Categorias de Lugar

Para criar categorias de lugar que os usuários e o sistema vão encontrar inequivocamente, devemos empregar os padrões encontrados nos programas de Genealogia e no Catálogo da Biblioteca de História da Família. Uma entrada para Washington Township ficaria assim:

Estados Unidos, Washington, Washington, Washington

ou esta:

Washington, Washington, Washington, Estados Unidos da América

ou esta:

Estados Unidos, Washington, Washington County, Washington Township

Precisamos escolher um desses três padrões e implementá-lo.

Categorizar por Código Wiki vs Interface WYSIWYG


Categorizar um artigo, adicionando o código wiki é problemático por duas razões. Em primeiro lugar, não é simples. Pelas mesmas razões que as pessoas normais preferem um sistema operacional WYSIWYG sobre DOS ou UNIX, pessoas normais também preferem controles WYSIWYG sobre codificação wiki. Assim como o sistema operacional DOS era uma barreira para muitas pessoas que usam computadores, a codificação wiki é uma barreira para muitas pessoas categorizar o conteúdo Wikimedia.

Outro problema com categorizando-por-codificação é que se deve escrever a categoria exatamente certa. Se eles falham em obter todos os caracteres corretos, o sistema cria uma nova categoria. Desde que os nossos sistemas de categoria de topônimos será longo, tais como Estados Unidos, Washington, Washington, Washington, a probabilidade de erro na adição de códigos de categoria será elevado. Isto requer o recrutamento e gestão de uma equipe bem grande de limpeza de categoria, que é uma solução de alta manutenção.


Solução proposta


Desde que os artigos categorizando, adicionando o código wiki aumenta os erros e diminui o número de autores em atividade, outras soluções devem ser consideradas. Os usuários que querem categorizar um artigo devem ser capazes de escolher uma categoria a partir de uma hierarquia de todas as categorias de ativos. Eles também devem ser capazes de procurar o nome da categoria, em vez de navegar na hierarquia.


Desambiguação de Títulos de Artigos


Clientes que buscam por um nome de lugar comum, como Washington, que não sabem como filtrar sua busca por categoria vão encontrar em seus resultados de pesquisa artigos para todos os lugares nomeados Washington. Para fazer as suas opções menos ambíguas, nós recomendamos que os autores utilizem as normas de titulação de seus artigos. Em vez de intitular um artigo Vital Records ou Vital Records em Washington, nós podemos recomendar que eles usem algo como Vital Records de Washington (cidade), Washington County, Washington. Novamente, precisamos selecionar um padrão e implementá-lo.

[1] Na Mediawiki, as categorias são identificadas apenas pelo nome. Para categorizar um artigo para o Washington County e outro para o Estado de Washington, os usuários podem optar por adicionar ao texto do corpo do artigo. Se as categorias para o estado, município, e distrito tinham o mesmo nome, o usuário (e até mesmo o sistema) não saberia como distingui-los.




  • Esta página foi modificada pela última vez às 19h11min de 5 de Janeiro de 2014.
  • Esta página foi acedida 86 vezes.