Polônia - NobrezaEditar esta página

Da FamilySearch Wiki

(Redireccionado de Nobresa Polônesa)

Polônia Gotoarrow.png Página Inicial

Palace Warsaw.jpg

Muitas tradições familiares de descendência de um ancestral nobre acabam, após pesquisa, tendo pouco fundamento. Os membros da nobreza não emigraram em grandes números como as outras classes sociais.

Sua emigração era, em geral, causada por eventos políticos, como as partições e revoltas mal sucedidas, em contraste com outras, cujas motivações eram geralmente econômicas.

Além disso, ao contrário da opinião dominante, não era costume repudiar membros de famílias nobres por terem um comportamento inaceitável. Assim, as tradições de um ancestral serem apagadas de todos os registros são infundadas. Filhos ilegítimos, enquanto não tinham direito ao status de nobre, muitas vezes eram registradas (embora o pai não podia ser citado) e podem ser encontradas nos registros vitais.

Todos os nobres eram iguais perante a lei. A nobreza representava mais de 10% da população polonesa.

Ser membro da nobreza era principalmente hereditário, embora os membros da classe média fossem ocasionalmente enobrecidos e alguns nobres estrangeiros foram filiados às fileiras polonesas.

As autorizações de nobreza passaram por grandes reformas após as partições polonesas. Cada um dos três países do particionamento introduziram novas regras. Todos os três requeriam nobres para possuir terra, e a Rússia e a Áustria faziam distinção entre lordes e cavaleiros (a Áustria conferia os títulos de príncipe e conde aos nobres e barão aos cavaleiros). Em 1782 a Polônia austríaca estabeleceu o "registro de ascendência nobre comprovada" em Lemberg (Lwów), que concedeu status de nobre e executou regulamentos de nobreza. Na Prússia, os assuntos heráldicos poloneses estavam sob a jurisdição de órgãos governamentais em Berlim. A partir de 1855, a verificação de nobreza passou a ser tratada pelo Heroldsamt.

Depois de 1815, durante o período do Congresso da Polônia, houve alguns retrocessos. Os privilégios dos nobres que estavam em vigor antes da partição foram parcialmente restaurados. Em 1836, um cartório heráldico foi criado para preparar um armorial de brasões que provassem ser legítimos, mas o projeto nunca foi concluído. Em 1870 todos os assuntos heráldicos foram transferidos para São Petersburgo. Em 1921, a Constituição da República da Polônia aboliu a classe nobre e seus títulos.

Por causa de freqüentes afirmações falsas de nobreza, as famílias tiveram que legitimar (apresentar prova documental) sua nobreza. Ricas fontes de informações sobre nobreza incluem processos de corte judiciais e registros de terra. Informações também estão disponíveis de alguns acervos privados no Archiwum Akt Glównych, Archiwum Akt nowych em Varsóvia, o arquivo provincial de Kraków, e muitos outros arquivos provinciais.

Se a sua pesquisa nos registros originais da Polônia indica que seu ancestral era, na verdade, da classe nobre, há registros adicionais que serão úteis na sua pesquisa. Apesar de alguns registros originais (tais como a concessão de nobreza) ainda existirem, você pode realizar adequadamente a maioria das pesquisas de nobreza em fontes secundárias, incluindo genealogias publicadas ou manuscritos de famílias nobres. A classe nobre tem estado ansiosa para preservar a sua identidade. Isto levou à publicação de muitas linhas nobres da Polônia. Várias publicações estão disponíveis para ajudá-lo a traçar uma família nobre. Algumas das mais importantes são as seguintes:

Leitgeber, Sławomir, Polska szlachta i jej herby(Genealogia e Heráldica das famílias nobres polonesas). [s.n.], 1970–73. (FHL book 943.8 D6l; filme 0897006, 0873838-9, 1181536.) Esta série é composta de 41 seções em 5 volumes.

Korwin, Ludwik. Szlachta Polska pochodzenia ż'ydowskiego (Nobreza polonesa de origem judaica)

Frank zu Döfering, Karl Friedrich von. Alt österreichisches Adels Lexikon. (Léxico das antigas famílias nobres austríacas). Wien: Frank zu Döfering, 1928. (FHL book 943.6 D56f; filme 1440774 item 1.) Este livro fornece antigas famílias nobres austríacas para as áreas da Polônia, Áustria e Hungria.

Veja também as páginas "Polônia - Heráldica" e "Polônia - Genealogia" nesta wiki.

A Biblioteca de História da Família tem recolhido muitos registros de famílias nobres, que estão relacionadas no catálogo da Biblioteca da História da Família em:

POLÔNIA - NOBREZA

POLÔNIA, (CONDADO) - NOBREZA

POLÔNIA, (CONDADO), (CIDADE) - NOBREZA

Sites da Web

http://www.szlachta.org/heraldry.htm

http://www.szlachta.org/2index.htm

http://www.angelfire.com/mi4/polcrt/PolNobility.html



  • Esta página foi modificada pela última vez às 19h56min de 18 de Novembro de 2014.
  • Esta página foi acedida 283 vezes.