Polônia - Historia GeográficaEditar esta página

Da FamilySearch Wiki

O nome do lugar que seu antepassado veio, a província, ou o país pode ter mudado várias vezes.

Esta seção descreve as mudanças que ocorreram na Polônia. Esta informação irá ajudá-lo a encontrar registros no Catálogo da Biblioteca de História da Família para o local que os seus antepassados ​​viveram. Esta seção irá descrever as jurisdições utilizadas no catálogo.

A Polônia fazia parte da Prússia, Áustria e Rússia até 1918, quando tornou-se uma nação independente. Práticas de manutenção de registros e jurisdições políticas foram determinados pelo país controlando a área específica da Polônia. Com o tempo distritos administrativos foram reorganizados, os seus nomes e limites alterados, e nomes de lugares locais alterados. Pode ser necessário determinar limites e jurisdições anteriores para localizar os registros de seu ancestral. Gazetistas e histórias são fontes úteis de informação sobre essas mudanças. As partições polonesas e as duas guerras mundiais contribuíram muito para as mudanças administrativas ocorridas na Polônia. Depois da Segunda Guerra Mundial, e a ocupação da Alemanhas na Polónia, terminou em 1945, as fronteiras da Polônia mudaram consideravelmente. A União Soviética tomou território no leste e a Polónia ganhou território da Alemanha no oeste.

Em 1975, a Polónia mudou seu sistema administrativo, aumentando o número de províncias 22 para 49. Em 1999 as províncias foram novamente reorganizados 49 para 16. A maioria dos registros referem-se às províncias antigas e nomes de lugares. Depois de uma greve no estaleiro de Gdansk na década de 1980, um movimento de solidariedade começou e, pela primeira vez uma organização de trabalho foi reconhecida.

Os eventos que ocorreram após a greve levou à queda do governo comunista na Polônia.

Fontes sobre as mudanças de fronteira são encontrados no Catálogo da Biblioteca de História da Família em:

POLÓNIA - GEOGRAFIA HISTÓRICA

POLÓNIA - HISTÓRIA

POLÔNIA, (CONDADO) - GEOGRAFIA HISTÓRICA

POLÔNIA, (CONDADO) - HISTÓRIA

Os atlas históricos descritos na seção "Mapas" neste esboço contem mapas retratando as mudanças de fronteira, padrões de migração e de assentamento, as ações militares e distribuição étnica e religiosa.

Quem é um Polonês e Onde fica a Polónia?

Polónia surgiu no século X e por 400 anos depois era bastante estável territorialmente. A maioria da população era católica romana de língua eslava, com alguns alemães. Depois de 1386 a Polónia e a Lituânia uniram-se, formando o Rzeczpospolita ou Commonwealth. Esta comunidade logo incluiu judeus, tártaros, armênios, alemães, ucranianos, lituanos, Branco Ruthenians (Bielorussos) e tchecos.
A Polónia tornou-se uma nação de território em vez de etnia. Depois de 1795, quando a Polônia foi dividida de existência, o principal fator de identificação um como um polonês desapareceu. O aumento dos Estados-nação, como a França, teve tempo de não assimilar grupos étnicos franceses em sua população e desenvolver um forte senso de nacionalismo. A Polônia, porém, foi desmantelada antes que isto pudesse realmente ocorrer. Em vez disso, as pessoas permaneceram mais fortemente identificadas com os seus grupos étnicos individuais.


O mesmo ocorreu no final de 1800 e início dos anos 1900, quando muitos imigrantes chegaram aos Estados Unidos vindos da Polônia. Eles geralmente se estabeleceram e associaram com colegas judeus, russos ortodoxos, ou alemães étnicos. Somente poloneses étnicos católicos romanos que falavam polonês eram geralmente identificados como poloneses nos Estados Unidos.
A Polónia, tal como está hoje é menor e fica muito mais a oeste do que sua antecessora do século XIV. Este é o resultado de dois eventos principais, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Após Primeira Guerra Mundial as fronteiras da Polônia foram definidas usando uma combinação das fronteiras do século XIV, e a inclusão de apenas áreas em que a maioria da população era de poloneses étnicos. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética alegou muito do que tinha sido uma vez a Polônia e a Polónia recebeu grandes quantidades de território da Alemanha Oriental.
Fonte: Rodziny Verão 2006 P.11-16, 943,8 D25p, V. 29 n º 3


  • Esta página foi modificada pela última vez às 09h51min de 11 de Abril de 2014.
  • Esta página foi acedida 81 vezes.