Registros Judeus na PolôniaEditar esta página

Da FamilySearch Wiki

Historiadores estimam que durante o século 19 mais do que 85 por cento dos judeus do mundo viviam na Europa.

A maioria deles morava na Polônia e na Rússia. Muitos livros foram escritos sobre os judeus na Polônia. Muitas vezes você pode encontrá-los em uma biblioteca pública ou universitária.

A Biblioteca de História da Família tem microfilmado muitos registros judeus na Polônia e está continuamente acrescentando à coleção. Há registros extensos das antigas áreas russas e alemãs da Polônia, mas menos para as áreas austríacas da Polônia. Para as áreas ainda não microfilmadas, você pode escrever para o cartório de registro civil local.

No início, os judeus foram incluídos nos registos civis católicos. O mais antigo registro civil de judeus poloneses foi no antigo território austríaco da Galicia em 1787, mas não foi cumprida até meados do século 19. O Ducado de Varsóvia, que mais tarde constituiu o território russo da Polônia, começou o registro civil em 1808. Em áreas de domínio da Prússia, os judeus eram obrigados a preparar as transcrições de registros vitais no início de 1800. Registros civis microfilmados estão geralmente disponíveis para 1875. Você pode obter informações sobre registros não filmados que ainda estão na Polônia por escrito para a sede dos Arquivos do Estado Polonês (ver Polónia Arquivos e Bibliotecas). Aqui está um link rápido a todos os registros judaicos encontrados no Arquivo do Estado polonês.

Para mais informações sobre a pesquisa judaica ver o site da Internet:

www.JewishGen.org

Veja também Pesquisa de Genealogia Judaica.

Para obter informações sobre locais de registros de judeus poloneses, veja:

Weiner, Miriam. Raízes judaicas na Polônia, Páginas do passado e inventários de arquivo. New York, New York: Instituto Yivo para pesquisa judaica, 1997. (FHL livro 943,8 F2wm.)

Índice


Registros Vitais de judeus na Polônia russa (Congresso da Polônia, Reino da Polônia)

1808-1825

Transcrições Civis católicas que foram escritas em língua polonesa.

1826-1942

Registros judeus separados foram escritos no idioma polonês, exceto para o período de 1868 -1917 tempo em que foram escritos em russo.

Registros com mais de 100 anos são mantidos em filiais regionais dos Arquivos do Estado Polonês [Archiwum Państwowe]. Muitos desses registros, em geral, até por volta de 1865 ou posterior para algumas cidades, foram microfilmados pela Sociedade Genealógica de Utah. Registros menos de 100 anos são mantidos no escritório de registro civil da cidade [Urzad Stanu cywilnego].

Índice de Kielce-Radom

Por muitos anos, o Grupo de Interesse Especial Kielce-Radom foi indexar registros vitais judeus daquela área da Polónia, publicando os dados em seu Jornal impresso. Há planos de fundir todos os seus esforços de indexação na indexação dos registros judeus - banco de dados da Polónia, que agora contém mais de 3,7 milhões de registros. Estima-se que os dados Kielce-Radom irá adicionar mais de 50.000 registos.

Uma lista de todas as cidades indexadas e que anos e tipos de registro, pode ser encontrada em http://www.jewishgen.org/jri-pl/kr-sig/krsig_town_records_in_all_issues.htm.


Bases de Dados de Nomes próprios (GNDB)

http://www.jewishgen.org/databases/GivenNames/


Indexação de registros judaicos - Polónia

JRI - Poland    é o maior banco de dados totalmente pesquisável de registros vitais judeus acessíveis online. 4 milhões de registros de mais de 500 cidades polonêsas estão agora indexados. Mais estão sendo adicionados a cada poucos meses.

Os pesquisadores podem solicitar registros indexados como parte da JRI-Poland/PSA (Arquivos do Estado polonês) Projeto diretamente do Arquivo Regional onde os registros são mantidos. Instruções e mais informações são encontradas aqui. Utilize o formulário de pedido para sua pergunta.


Sites da Web

http://www.familysearch.org/eng/default.asp?page=home/welcome/site_resources.asp?whichResourcePage=Jewish

http://www.axt.org.uk/antisem/archive/archive4/poland/poland.htm

Site Rotas para Raízes

Serviços de rastreamento pós-guerra para o povo judeu e pessoal deslocado e prisioneiros de guerra

http://www.yivoinstitute.org/digital_exhibitions/index.php?mcid=76&oid=10

Índice do reprimido

Fundação para a Preservação da Herança Judaica na Polônia

Shabbat goy Um novo site Shabbat Goythat fornece informações sobre mais de 200 campos de concentração, sinagogas e cemitérios na Polónia. O site é em francês, mas a página inicial fornece um link para o Google Translate para que ele possa ser lido em qualquer língua. Para ler a lista de localidade em sua língua nativa, chame o recurso de conversão de linguagem na página inicial e, em seguida, clique nas palavras "Todos os sites" na barra preta perto do topo da página. A lista de localidades não está em ordem alfabética, por isso, uma lista alfabética aparece abaixo:

Annopol, Auschwitz, Bedzin, Bełżyce, Biala, Biala Podlaska, Biala, Bialystok, Bielsk Podlaski, Blechhammer, Bochnia, Bojanowo, Buk, Byczyna-Biskupice, Chelm, Chelmno, Chrzanow, Czeladz, Czerniejewo, Czestochowa, Dabrowa Tarnowska, Debica, Drawsko Pomerânia, Elk, Gdansk, Gliwice, Głogówek, Glubczyce, Gogolin, Goleniow, Gryfice, Jarocin, Jaworzno, Jedwabne, Karczew, Katowice, Kazimierz Dolny, Kedzierzyn-Kozle, Kepno, Klimontow, Konin, Kornik, Koscian, Koszalin, Kozmin, Cracóvia , Krapkowice, Kraśnik, Krasnystaw, Krotoszyn, Kuznica, Lancut, Leczna, Lesnica, Leszno, Lodz, Lomza, Lublin, Majdanek, Miedzyrzec Podlaski, Mikolajki, Milowka, Miroslawiec, Mosina, Mszczonow, Niezdrowice, Nisko, Nowy Dwor, Nowy Sacz, Opatow, Opole Lubelskie, Orla, Ostrow Wielkopolski, Ostrowiec Swietokrzyski, Oswiecim, Otwock, Ozarow, Piaski, Piotrkow Trybunalski, Plaszow, Pobiedziska, Pogorzela, Polczyn Zdroj, Poznan, Prudnik, Przeworsk, Przysucha, Pszczyna, Pyskowice, Radymno, Radzyn Podlaski, Ropczyce, Rozwadow, Rymanow, Rzeszow, Sandomierz, Sanok, Sawin, Sedziszow Malopolski, Sejny, Skoczow, Slomniki, Slupca, Smigiel, Sobibor, Sokolow Malopolski, Sosnowiec, Stary Sacz, Strzegom, Strzegom, Strzelce Opolskie, Stutthof, Sulawki (sic) , Swarzedz, Swidnica, Swidwin, Szczebrzeszyn, Szczucin, Szczuczyn, Szydlow, Tarnobrzeg, Tarnow, Tarnowskie Gory, Toszek, Toszek, Treblinka, Trzebinia, Tuczno, Tyczyn, Tykocin, Ujazd, Ulanow, Uzarzewo, Warszawa, Wieliczka, Wlodawa, Zabrze, Zamosc, Zary, Zator, Ziębice, Zyrardow.



  • Esta página foi modificada pela última vez às 09h35min de 11 de Abril de 2014.
  • Esta página foi acedida 45 vezes.