Ajuda:Categorização

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Help-content.png Este "artigo de ajuda" irá guiá-lo como você editar na Wiki. Veja Editar e contribuir para mais artigos de ajuda.

O que é uma "categoria?"

Categorias funcionam como índices, agrupando artigos sob temas semelhantes, localidades, ou tópicos. Categorias (juntamente com outros recursos como referências cruzadas, listas e infoboxes) ajudam os usuários a encontrar informações, mesmo que eles não sabem que a informação existe ou o que é chamado.

Quando usar categorias

Cada artigo deve pertencer a pelo menos uma categoria. As categorias a serem incluídas, que servem como classificações, devem ser os temas significativos (úteis) para o assunto do artigo que mais estreitamente pertence como membro, e onde os usuários estão mais propensos a olhar se eles não se lembram o nome da coisa que eles estão tentando procurar. Por exemplo

Artigo: Estados Unidos censo

Categorias útil: Categoria: Estado Unidos e Categoria: Censos dos países

Não é tão útil: Categoria: Estados Unidos registros que começam com V

Perguntas a serem feitas para determinar se é apropriado adicionar um artigo a uma categoria:

Se a categoria já não existe, não é possível escrever alguns parágrafos ou mais sobre o assunto da categoria, explicando isso?

Se você vai para o artigo da categoria, vai ser óbvio por que o artigo foi colocado na categoria?

A categoria é assunto discutido de forma proeminente no artigo?

A categoria se encaixa no sistema global de categoria?

Se a resposta a qualquer dessas perguntas for não, então a categoria é provavelmente inadequada. As páginas podem ser colocados em mais de uma categoria, no entanto, que eles devem sempre ser movidos de categorias de nível mais elevado para o nível mais baixo da categoria mais apropriada possível. Isso ajuda a manter o sistema de categorias organizadas. Se uma categoria apropriada não existir, ele pode ser criado ou a página pode ser deixado na categoria de nível superior para o momento.

Antes de criar uma categoria

Antes de criar uma nova categoria, ver se uma adequada já existe. Você pode achar que uma categoria já existe que é semelhante a que você está pensando em criar.

Procure categorias existentes aqui, ou siga as instruções .

Localize a "Caixa de Ferramentas" na barra de navegação e clique no link "Páginas especials"

Isto irá abrir a relação "Páginas especiais para todos os usuários".

Em "Páginas especiais para todos os usuários", clique em "Categorias"

Isto irá abrir a página "Categorias". Percorra a relação para determinar se a categoria que melhor descreve o seu artigo existe.

Se você não tem certeza se a categoria é adequada para o seu artigo, clique na categoria para ver as outras páginas e artigos na categoria, ou subcategorias dentro dessa categoria.

Anote ou copie o nome da categoria para garantir o uso preciso. (Realce o nome, em seguida, pressione Ctrl + C)

Como adicionar uma categoria a uma página

Efetue login na Pesquisa da Wiki do FamilySearchi

Navegue até a página que você deseja classificar

Clique em "Editar" na caixa de opções da página. Isso abrirá a janela de edição.

Na janela de edição, desloque-se para a parte inferior do artigo.

Digite o título da categoria para a página como mostrado abaixo:

Exemplo categoria texto:. Como mostrado aqui, a palavra "categoria" é seguido por dois pontos e o nome da categoria. Dois colchetes cercam este texto, antes, e depois o nome da categoria.

Várias categorias podem ser adicionados a cada página, separando cada entrada enquadrada com um espaço. Por exemplo, para classificar uma página em "Estados Unidos" e "índios da América do Norte", a entrada que você gostaria de acrescentar a página ficaria assim:

Role para baixo até ver o botão "Salvar página".

No campo Resumo na tela de edição, adicione o texto "cat" Isso permitirá que aqueles vendo a "História" do artigo vejam rapidamente quem acrescentou uma categoria à página.
Clique em "Salvar página".

Usando chaves de classificação

Para alterar a posição de uma entrada na lista, defina uma chave de classifição explícita para essa entrada. Isso é feito na declaração da categoria original na página de entrada que, adicionando a chave de classificação desejada depois de um pipe.

Por exemplo, coloque uma página na categoria "Estados Unidos" com a chave classicatória tipo "índios".

Criando uma nova categoria

Se a categoria desejada não existir, você pode criá-la. Nomear uma categoria assim pode ser complicado. A maneira mais eficiente para se chegar a um bom nome para a categoria é primeiro obter uma lista de termos que os outros usaram para o tópico em questão. Rever a política de Nova Taxonomia comum que foi estabelecida para esta finalidade. Além disso, a lista de termos está disponível em um catálogo de biblioteca. Bibliotecários têm conhecimento categorizando por gerações, por isso é útil usar a sua experiência. Dois excelentes exemplos são: a Biblioteca do Congresso dos Poderes e do Catálogo da Biblioteca de História da Família (Pesquisa de Assunto). As convenções de nomenclatura também podem ser úteis na criação de títulos e categorias.

Para criar uma nova categoria:

1. Siga as etapas 1-7 em "Como adicionar uma categoria a uma página." Em vez de digitar um nome de categoria existente, digite o nome da categoria que você deseja criar. Por exemplo, digite

2. Salve a página. Depois de ser salva, a nova categoria aparecerá em vermelho na parte inferior da página salva. Assim como com as páginas recém-criadas, um link vermelho significa que o artigo / categoria realmente não foi criado.

3. Clique no link vermelho. Isso abrirá a janela de edição para a nova página da categoria.

4. Na janela de edição, adicione texto (como uma descrição da categoria) e / ou de uma categoria para a nova categoria (isto fará com que a nova categoria seja uma subcategoria de outra). A página da categoria não estará ativa até que texto ou uma categoria for adicionada.

Duas coisas úteis para incluir em uma página de categoria são:

A descrição da categoria - o que ela deve conter.

Uma nota sobre como você chegou ao nome da categoria, incluindo todas as ajudas que você usou. Por exemplo, muitos escritores usam a Biblioteca do Congresso dos Poderes como uma fonte de bons nomes de categoria.

5. Role para baixo até ver o botão "Salvar página", localizado abaixo da janela de edição.

6. No campo Resumo na tela de edição, adicione o texto "criar Cat." Isso permitirá que aqueles vendo a "História" do artigo vejam rapidamente quem acrescentou uma categoria para a página.

7. Clique em "Salvar página

Removendo uma categoria de um artigo

Se você sentir que alguém categorizou um artigo errado, é melhor discutir o assunto com eles antes de dissociar o artigo e a categoria. Use a página "Talk" do artigo para fazer isso.

Removendo uma categoria de um artigo é tão fácil como pressionar a tecla delete ou backspace. Siga estes passos para remover uma categoria de um artigo:

Efetue login na Wiki Research do FamilySearch.
Navegue até a página que você deseja remover a categoria.

Clique em "Editar" na caixa de opções da página. Isso abrirá a janela de edição.
Na janela de edição, localize o link de categoria na parte inferior da página.

NOTA: Dependendo do editor que você está usando, isso pode aparecer em Wikitext da seguinte forma: ou semelhante a imagem a seguir: CategoryScotland.png

Usando o backspace ou delete do seu teclado, exclua o link da categoria.

Role para baixo até ver o botão "Salvar página".

No campo Resumo na tela de edição, adicione o texto "delete cat." Isso permitirá que aqueles vendo a "História" do artigo vejam rapidamente quem tirou uma categoria da página.

Clique em "Salvar página".

Redirecionando categorias

Embora seja possível tentar redireccionar categorias pela adição de uma linha, tais como uma categoria, geralmente não é recomendado devido às limitações no software MediaWiki. Categorias "redirecionados" desta forma não impedem a adição de artigos para a categoria redirecionada. Artigos adicionados à categoria "redirecionada" não aparecem como na categoria de destino. Até que essas questões sejam tratadas (em versões futuras do software), # REDIRECT não devem ser adicionados a páginas de categoria.

Como criar subcategorias

Subcategorias são categorias que se encaixam dentro de uma categoria principal. Algumas categorias podem ser demasiado amplas para abranger todos os tópicos necessários. Subcategorias são uma maneira fácil de incluir mais detalhes em uma categoria.

As páginas devem ser sempre movido de categorias de nível superior para a categoria de nível inferior mais adequado possível. Isso ajuda a manter o sistema de categorias organizadas. Se uma categoria apropriada não existir, ele pode ser criado ou a página pode ser deixado na categoria de nível superior para agora.

A subcategoria deve primeiro ser criada como uma categoria regular. Siga as instruções para criar uma nova categoria para começar a criar a subcategoria.

Em seguida, você irá adicionar uma categoria para a página que irá tornar-se a subcategoria. Na página que se tornará a subcategoria, digite o nome da categoria pai: parent_category_name Isto pode parecer contra-intuitivo, porque você edita a página subcategoria em vez da página da categoria pai.

Por exemplo

Digamos que você queria fazer a categoria chamada Rosas em uma subcategoria da categoria chamado Flores.

Passo 1 - Vá para a página chamada e clique em editar esta página.

Passo 2 - Coloque o texto dentro do corpo da página e clique em "Salvar página".

Terminado! Rosas é agora uma subcategoria das flores, e será visível.