Alemanha - Censo

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png Página Inicial

Um censo é uma contagem e descrição da população. Alguns censos foram feitos por vários estados alemães, províncias e cidades, e por alguns funcionários eclesiásticos. Os censos eram feitos principalmente para fins fiscais ou militares.

Os censos alemães podem não ser tão úteis como os censos de outros países, porque melhores fontes, como registros de igrejas e de registro civil, estão disponíveis.

Os censos não foram feitos a nível nacional na Alemanha e, portanto, existe apenas um número limitado de lugares e épocas. Apenas a informação estatística compilada que foi recolhida dos censos está geralmente disponível. Os registros do censo de algumas cidades e regiões podem ser acessíveis em vários arquivos, mas a maioria atualmente não está disponível para os pesquisadores.

Use as informações do censo cuidadosamente, uma vez que informação precisa pode não ter sido dada ou entendida pelo recenseador.

Leia um artigo sobre censos na Alemanha aqui:

http://www.demogr.mpg.de/papers/working/wp-2009-023.pdf

Registros de Censo na Biblioteca de História da Família

Os dados do censo de diversas áreas foram microfilmados e estão disponíveis na Biblioteca de História da Família. O de 1819, 1867, 1890, um censo de 1900 de Mecklenburg-Schwerin e vários registros de recenseamento de Schleswig-Holstein são os censos mais importantes disponíveis na Biblioteca. Havia também alguns registros do censo tomadas no ano de 1938, que focava principalmente na população judaica.

Mecklenburg-Schwerin

A Biblioteca de História da Família tem o censo de 1819 em 60 rolos de microfilmes. Este censo dá informações sobre todos os que viviam em uma casa particular, incluindo idade, sexo, local de nascimento, paróquia a que pertence o local de nascimento, estado civil e ocupação. Inclui também o tempo de residência e alguns comentários adicionais. O censo é organizado por distrito e cidade, e os registros estão disponíveis para quase todas as cidades em Mecklenburg-Schwerin.

Um índice para o censo de 1819 é:

Schubert, Franz. Mecklenburg-Schwerin Volkszählung 1819: Register der Familiennamen. Berlim, Alemanha: Göttingen: Ditterich: Im Selbstverlag, 1981-1986. Dois volumes em cinco. (FHL livro 943,17 B4S ser. 4.) Os índices são ligados na parte de trás de cada volume.

O índice também é encontrado em microficha 6,001,784-788.

Este censo está relacionado na Pesquisa de Lugar do Catálogo da Biblioteca de História da Família em: ALEMANHA, CENSO DE MECKLENBURG-SCHWERIN

A extração do censo de 1819 Mecklenburg é para ser encontrada em http://www.akvz.de

Schleswig-Holstein

A Dinamarca governou totalmente Schleswig-Holstein, incluindo Lübeck e partes de Hamburg e Oldenburg, até 1864. A Dinamarca levou vários censos desta área. O primeiro censo foi feito em 1769, e censos subsequentes foram realizados em 1801, 1803, 1834, 1835, 1840, 1845, 1850, 1855, e 1860. Os censos são escritos em alemão ou dinamarquês, às vezes ambos na mesma página. As informações contidas nos censos variam de acordo com o ano que foi feito:

  • 1769. Este censo nomeia o cabeça de cada família e o número de pessoas na casa, agrupados por idade e sexo. Não levando em conta tropas militares, tampouco o pesquisador encontrará informações de propriedades, monastérios e as áreas Gottorfer.
  • 1801-1860. Os censos 1801-1860 relacionam nome, residência, a posição de cada pessoa na família, idade, estado civil e ocupação.
  • Censos de 1845 e posteriores. De 1845 em diante, cada censo também relaciona o local de nascimento, a paróquia do local de nascimento, e o tempo de residência no local de recenseamento.

Muitas vezes, é difícil determinar qual vila pertence aquele censo distrital. Uma boa fonte para encontrar jurisdições são os dois volumes v. Schröder e Biernatzki publicado: "Topographie des Herzogthums Schleswig" (1854) e "Topographie der Herzogthümer Holstein und Lauenburg" (1855)

Os censos são microfilmados, mas não indexados. Eles são organizados por distrito e cidade. Esses registros de censo estão relacionados na Pesquisa de Lugar do Catálogo da Biblioteca de História da Família em:

ALEMANHA, PREUßEN, SCHLESWIG-HOLSTEIN - CENSO

Há esforços em curso para extrair os registros de recenseamento de Schleswig-Holstein. Os resultados podem ser consultados online em http://www.aggsh.de ou http://www.akvz.de.

A Biblioteca de História da Família tem alguns registros de censo menos significativos de um número de outros estados alemães. Estes estão relacionados na Pesquisa de Lugar do catálogo em:

ALEMANHA, [ESTADO] - CENSO

Alguns índices já estão disponíveis online em:

http://www.mycinnamontoast.com/perl/results.cgi?region=4&sort=n&type=4

O censo de 1803 está disponível em:

http://ddd.dda.dk/ddd_en.htm


Algumas estatísticas sobre os censos na Alemanha estão relacionados sob este link

Liste der Volkszählungen in Deutschland


Censo de 1938 para as Minorias

Em 1939 Extratos de censo alemão de 1939 sobre minorias não-germânicas que vivem em Breslau e outras cidades foi feita com uma ênfase sobre a população judaica. Uma amostra traduzido do formato do censo está abaixo. Clique na imagem para aumentá-la.


Census format 19380001.jpg


O link a seguir é de uma tabela com números de filmes que dá as localidades que têm filmes para o censo de 1938.

Lista do filme do censo alemão de 1938


Pesquisando Registros de Censo

Ao procurar registros de recenseamento, lembre-se o seguinte:

  • As informações podem estar incorretas.
  • As idades relacionadas podem ser incorretas.
  • Um nome próprio pode não ser o mesmo que o nome utilizado nos registros vitais.
  • Os nomes podem estar grafados como eles soam.
  • Nomes de lugares podem estar incorretos.
  • Algumas partes do censo podem estar ilegíveis.
  • Se a família não está no local esperado, você deve procurar a área circundante.

Artigos wiki descrevendo coleções online encontram-se em:

Alemanha, Mecklenburg-Schwerin, Censos (Registros Históricos do FamilySearch)
Alemanha, Prússia, Westphalia, Minden, Diversas Coleções dos Arquivos Municipais (Registros Históricos do FamilySearch)


Além das fontes ja citadas, existe disponível na internet um censo de famílias alemãs que habitavam o estado de São Paulo no século 19, conforme link.