Alemanha - História da Igreja

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png História da Igreja

Investigação eficaz em registros religiosos requer alguma compreensão da religião de seu antepassado e dos eventos que levaram à criação dos registros da igreja.

Igreja Católica Romana

A fé católica romana foi aceita em partes da Alemanha a partir do quinto século depois de Cristo. Por volta de 1200, os cruzados alemães, denominados Cavaleiros Teutônicos, conquistaram a Prússia pagã (Preuβen) e convertendo-a ao catolicismo. O Catolicismo se manteve como a fé predominante da Alemanha até 1500, quando os movimentos da Reforma de Martinho Lutero e os reformadores religiosos suíços começaram a se estabelecer.

Houve muitos conflitos entre católicos e protestantes. Na década de 1550, a Igreja Católica começou um movimento de contra reforma. A Guerra dos Trinta Anos, que varreu a Europa Central entre 1618 e 1648, teve a sua origem em conflitos religiosos entre governantes de partes da Alemanha e da Áustria.

Depois da guerra, a Igreja Católica, Luterana e igrejas reformadas foram as únicas igrejas reconhecidas pelo estado. Grupos religiosos menores, como judeus, menonitas, e huguenotes, ainda foram perseguidos pelas igrejas protestantes e católicas.

Os católicos romanos mantiveram-se predominante no sul da Alemanha, com exceção do norte da Alemanha.

Evangélica (Luterana) e Evangélica Reformada

A partir de 1500, muitos alemães aceitaram os ensinamentos de Lutero. A Igreja Evangélica, ou Luterana, foi formalmente criada em 1531. Apesar da perseguição, tanto pela Igreja Católica como por alguns governos, a Igreja Luterana se espalhou por toda a Alemanha e tornou-se uma religião proeminente. Os luteranos são mais predominante no norte da Alemanha, do que no sul daquele país.

Os protestantes que aceitaram o credo dos reformadores suíços calvinistas tornaram-se membros da Igreja Reformada Evangélica. Este grupo era forte em algumas regiões da Alemanha, sobretudo em Pfalz, Baden, Hessen, e perto da fronteira holandesa, mas obteve muito menos seguidores do que os luteranos.

Outros Grupos Cristãos

  • Anabatistas (menonitas), Huguenotes (protestantes franceses), Valdenses, Morávios, Dunkards, separatistas e outros grupos já existiam na Alemanha desde 1500.

Para mais informações sobre a história dos menonitas e huguenotes, consulte as seguintes fontes:

  • Horsch, John. Mennonites in Europe. (Menonitas na Europa) Second Edition.. Scottdale, Pensilvânia, EUA: Menonita Publishing House, 1971. (FHL livro 940 K21h.)
  • Tylor, Charles. The Huguenots in the Seventeenth Century (Os huguenotes no século XVII). Londres, Inglaterra: Simpkin, Marshall, Hamilton, Kent, 1892. Microfilmados por Salt Lake City, Utah, EUA: Sociedade Genealógica de Utah, 1983. (FHL filme 1231509 item 13.)
  • Weiss, M. Charles. History of the French Protestant Refugees (História dos refugiados protestantes franceses) New York, New York, EUA: Stringer e Townsend 1854. (FHL livro 940 W2W.)


Para ler sobre a história da igreja alemã veja

http://www.kirchenboerse.de/document_attachments/129_852016558ffd497b9ca28e383e209e2f_KG.DOC


Artigos da Wiki que descrevem essas coleções são encontrados em:


Referências