Brasil Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida


Brasil Gotoarrow.png Genealogia

Brazil 220px-BRA orthographic svg.png
O termo genealogia é usado neste artigo Wiki e no Catálogo da Biblioteca de História da Família para descrever uma variedade de registros contendo informações de família reunida por indivíduos, outros pesquisadores, sociedades, ou arquivos. Inclui gráficos de linhagem, informações compiladas sobre famílias, correspondência, listas de ancestrais, arquivos de pesquisa, resumos de registros e coleções de documentos originais ou copiados. Estes podem ser excelentes fontes de informação que podem fazer você economizar tempo valioso. Porque elas são compiladas de outras fontes de informação, elas devem ser cuidadosamente avaliadas e verificada sua exatidão.
Fontes adicionais de genealogia para famílias nobres no Brasil são descritas no Brasil Nobreza.


Rio de Janeiro.jpg

Grandes Coleções e Bancos de Dados

A Biblioteca de História da Família tem várias fontes que contêm a pesquisa anterior ou pode levá-lo a outras pessoas que estão interessados ​​em compartilhar informações da família. Estas fontes incluem:


Índice Genealógico Internacional.

FamilySearch Este índice fornece nomes e informações vitais de muitas pessoas falecidas que viviam no Brasil. Esta valiosa ferramenta de pesquisa relaciona nascimento, batismo, casamento ou datas. O índice para o Brasil inclui nomes extraídos de registros paroquiais por voluntários e os nomes submetidos por outros pesquisadores.


Ancestral File.

Este arquivo é parte do FamilySearch. Ele contém informações sobre o histórico familiar ligado em grupos familiares e de linhagem que tem recebido colaboração desde 1979. A partir de 1996, o arquivo contém os nomes de milhões de pessoas, incluindo muitos de famílias brasileiras. O Ancestral File pode imprimir gráficos de linhagem, registros de grupo familiar, e fichas de síntese individuais para qualquer pessoa no arquivo.


Coleção de Registros de Grupo Familiar.

Mais de oito milhões de formulários de registro de grupo familiar foram microfilmados na Coleção de Registros de Grupo Familiar. Isto inclui muitas famílias brasileiras. Há duas seções principais: a "Seção de Arquivo" e da "Seção de clientes." Os números de filmes para ambas as seções estão relacionadas na seção "Auto /Título" do Catálogo da Biblioteca de História da Família em:

Coleção de Registros de Grupo Familiar


Histórias Familiares

Muitas famílias brasileiras proeminentes têm produzido histórias que podem incluir informações genealógicas, biografias, fotografias e outras informações úteis. Estas geralmente incluem várias gerações da família. Três exemplos de tais fontes compiladas, duas do estado de São Paulo e uma do Rio de Janeiro, são os seguintes:

Sant'Ana, João Gabriel. Genealogia Sebastianense (Genealogia de [pessoas de] São Sebastião). São Paulo: s.n, 1976. (FHL livro 981,61 D2s) Este livro inclui dados genealógicos de famílias de várias cidades do estado de São Paulo de 1532 à 1975.

Silva Leme, Luíz Gonzaga da. Genealogia Paulistana (Genealogia de [pessoas de] São Paulo). 9 vols. São Paulo: Duprat, 1903 à 1905. (FHL livro 981,61 D2G; filmes 0823694 à 0823697) - clique aqui

Rheingantz, Carlos G. Primeiras Famlias do Rio de Janeiro (First Families of Rio de Janeiro). Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana Editora, 1965. (FHL livro 981.53/R1 D2R)

Outro livro que tem breves descrições de origens de sobrenome e a genealogia de famílias proeminentes no estado de Minas Gerais é:

Rezende, Oswaldo. Genealogia de Tradicionais Famlias de Minas (Genealogy of Traditional Families of Minas). São Paulo: Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1969. (FHL livro 981,51 D2R)

A Biblioteca de História da Família tem algumas histórias de famílias brasileiras publicadas. As cópias na Biblioteca de História da Família estão relacionadas na seção "Pesquisa de Sobrenome" do Catálogo da Biblioteca de História da Família. Nem todos os nomes encontrados em uma história familiar estarão relacionados no Catálogo da Biblioteca de História da Família, apenas os principais sobrenomes debatidos na história da família estão incluídos no catálogo.

As histórias familiares inéditas são por vezes realizadas por indivíduos particulares no Brasil. Estas dizem respeito principalmente aos descendentes de famílias proeminentes e da nobreza brasileira. Esses indivíduos podem ter recolhido uma variedade de registros inéditos referentes a suas próprias famílias. Esses materiais são geralmente inacessíveis para a pesquisa, a menos que você possa estabelecer contato com as pessoas adequadas.

Muitas histórias de famílias brasileiras estão indexados em:

Moya, Salvador de. Índices Genealógicos Brasileiros (Indexes of Brazilian Genealogies). 10 vols. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro (FHL livro 981 D22m; filmes 0823691, 0823693, 1224508) Este livro tem índexado várias obras brasileiras genealógicas.

Anuário Genealógico Latino (Latin Genealogical Yearbook). 10 vols. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro. (FHL livro 981 D2G, filmes 0.547.087 o item 5, 08237530823755, 1224501, 1410967 item 5) Esta publicação é uma continuação da publicação citada acima.

Anuário Genealógico Brasileiro (Genealogical Brazilian Yearbook). 10 vols. São Paulo: Instituto Genealógico Brasileiro. (FHL livro 981 D2a; filmes 0823687 à 0823690) Esta publicação é continuada pelo Anuário Genealógico Latino.

Muitas histórias de famílias brasileiras estão relacionadas em:

Moya, Salvador de. Catálogo de Autores Genealógicos (Catalog of Genealogical Authors). São Paulo: Departamento de Cultura, 1937. (FHL livro 981 A1 no. 15).

Se você encontrar o seu sobrenome em qualquer uma das fontes descritas neste capítulo, determine se o registro na verdade pertence à sua família. Todas as pessoas com o mesmo sobrenome não estão necessariamente relacionadas. Muitas vezes você vai ter que fazer alguma pesquisa original antes de se conectar suas origens às famílias relacionadas nessas fontes. Veja também Brasil Sociedades.


BRANT, Pedro Caldeira

Memórias Genealógicas e Históricas da Familia Brant e outras transcrções originais - manuscrito

objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1428063/mss1428063.pdf


Redes de Computadores e Quadros de Avisos

Computadores com modems podem ser ferramentas úteis na obtenção de informações dos arquivos e bibliotecas selecionados. De certo modo, as redes de computadores por si mesmas servem como uma biblioteca. A maioria das informações na Internet é compilada de fontes secundárias e terá de ser verificada, mas pode identificar pistas úteis e novas fontes para busca. A Internet, alguns quadros de avisos do computador, comerciais e serviços online ajudam os pesquisadores da história da família:

  • Localize outros pesquisadores.
  • Publicar consultas.
  • Enviar e receber e-mail.
  • Pesquisar grandes bases de dados.
  • Procure bibliotecas de computador.
  • Participe de bate-papo do computador e as sessões de aula.

Você pode encontrar dicas de pesquisa informatizada e informações sobre os antepassados ​​do Brasil em muitas fontes a nível local, provincial, nacional e internacional. a lista de fontes está crescendo rapidamente. A maioria das informações estão disponíveis sem nenhum custo.

Algumas informações e guias estão disponíveis na Internet para pesquisa no Brasil. Sites que incluem informações sobre arquivos e bibliotecas, diretórios e outros assuntos são encontrados em vários artigos Wiki para o Brasil.

Sites gerais que atuam como um índice para muito sites genealógicos brasileiros interessantes na Internet incluem:

 Brasil Genealogia Projeto Web:

Biblioteca de História da Família:

  • www.familysearch.org/

Lista Genealógica Brasileira de Correspondência:

Lista de Ajuda genealogia para o Brasil:

Consultas genealógicas para o Brasil:

Recursos Online