Brasil Registros da Igreja

Da FamilySearch Wiki
(Redireccionado de Brasil Registos da Igreja)
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Brasil Registros da Igreja

Brasil Documentos da Igreja 

Os documentos da Igreja Católica Apostólica Romana estão entre os mais importantes registros da pesquisa genealógica no Brasil. Isso por causa da vasta maioria da população do Brasil são católicos e foram registrados na paróquia local, os quais são conhecidos por registros paroquiais. Nesses documentos são incluídos, batismos, casamentos, óbitos e sepultamentos. Geralmente duas ou três gerações são encontradas nos registros com informações pessoais da família. Ainda mais, nos documentos da igreja podem ser encontrados, censo da igreja, livros de contabilidade, batismos, crismas, confirmações, e outros documentos relacionados à igreja.

Os documentos de Igreja são proveitosos porque as autoridades civis não começaram a registrar as estatísticas vitais até 1850. Depois dessa data pesquisa poderiam ser feitas nos documentos da igreja e civil. Isso porque informações em alguns documentos pode não conter na do outro. Por exemplo, documentos da igreja só constam os padrinhos, enquanto documentos civis temos os avós.

Para os documentos vitais de nascimento, casamento ou falecimento, procure no Registro Civil do Brasil


Histórico Geral do Passado

A chegada de seis Jesuítas em 1549 marcou o começo da atividade de religião organizada nas colônias. Os Padres Católicos documentaram a História do Brasil nos documentos da igreja desde o começo da exploração do Brasil. Os primeiros documentos da igreja, Batismos, Casamentos e Óbitos no Brasil que foram microfilmados são da Igreja Católica no Rio De Janeiro desde 1616.

Os livros eram mantidos separados para batismos, confirmação, casamento, mortes ou sepultamentos, e o formato era de acordo com o que o Conselho de Trento havia recomendado.

A Igreja Católica foi a primeira a preservar documentos no Brasil até o início de documentos civil. Grande porcentagem da população está registrada nesses documentos. As outras religiões só começaram a se estabilizar no Brasil no fim do século 19. Mais informações sobre as outras igrejas no Brasil, veja Brasil História da Igreja, Brasil Minorias e Brasil História

Alguns documentos de igreja foram perdidos ou destruídos por causa de efeitos naturais, como umidade e insetos, e eventos mais dramáticos como fogo, enchentes e terremotos. Os conflitos cívicos e políticos também foram causas de destruição de livros de paróquias. Alguns documentos foram destruídos ou danificados por causa do lugar onde foram armazenados. No entanto, muitos documentos simplesmente foram perdidos ou postos em lugares errados.

Informações Registradas em Documentos da Igreja

O tipo e quantidade de informações e detalhes registrados nos livros da igreja varia com o tempo. Os últimos documentos dão, geralmente, mais informação do que as informações anteriores.Os mais importantes documentos da igreja para buscas genealógicas são: batismo, casamento e enterro.Ocasionalmente, outros documentos que podem ser de ajuda são confirmação e censo da igreja. A maioria dos documentos foram escritos em Português. Alguns documentos Católicos foram escritos em Latim.

Veja Documentos da Igreja Católica no Brasil (Busca da Família – (Documentos Históricos)

Batismos

As crianças eram batizadas alguns dias depois do nascimento. Na certidão de batismo geralmente consta o lugar e data do batismo, os pais, legitimação, padrinhos, e alguns avós. Você também pode achar a idade da criança e lugar de residência da família. Se a criança faleceu uns dias depois do batismo, informação sobre sua morte pode ter sido colocada no livro. As vezes dados colocados na margem podem dizer a data de casamento e com quem aquela criança se casou quando adulto..

João Joaquim Centeio Filho, vindo de São Vicente, Boa Ventura, Madeira, Portugal, batizado na Paróquia de São Sebastião de Porto Ferreira, São Paulo, Brasil.

Filho de João Joaquim Centeio e Maria Eugénia dos Santos, nasceu em 1896, veio para o Brasil em janeiro de 1902.

Casamentos

Os registros de casamento constam a data e lugar do casamento e nomes do noivo e noiva. Eles também indicam se o casal era solteiro ou viúvo antes do casamento. Se eles eram viúvos, às vezes era preciso dar os nomes dos falecidos esposos e a quanto tempo eles haviam falecidos. Se o noivo e a noiva fossem menores de idade, uma nota dos pais ou guardião dando permissão para o casamento. O registro de casamento contém as testemunhas, usualmente de dois a quatro homens para verificar que não haja razão porque o casal não possa casar. Os registros geralmente contém outras informações sobre o casal, tal como a idade deles, residência, os pais, e lugar de nascimento.


Rio de Janeiro

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro 

matrimônios de católicos com acatólicos (1760 - 1914)

Óbitos

Os enterros eram documentados nos registros da Igreja paroquial onde a pessoa faleceu. Os registros de morte ou enterro contém o nome do falecido, a data e lugar do enterro e morte. Geralmente a idade do falecido, residência, se era casado ou solteiro, causa da morte e sobreviventes. Ás vezes o padre da paróquia escrevia se a pessoa tinha herança. Datas e lugar de do nascimento e nomes dos pais se o falecido era menor de idade. Infelizmente muitos dos primeiros a registrar as informações não entraram com esses dados importantes deixando muitas falhas. Mas isso foi corrigido e os registros depois foram mais completos. Um registro de morte registrou uma mulher com o nome de sua empregada, deu o nome de seu esposo como seu sobrevivente dizendo que ela era viúva e deu o nome do esposo como morto.

Registros de Confirmação

Os registros de Confirmação não eram constantemente registrados. Nas maiores paróquias um livro era usualmente mantido, e em paróquias menores os registros de confirmação eram misturados com batismos. As confirmações eram normalmente feitas pelo bispo ou seu representante autorizado quando eles visitavam a paróquia. Em algumas paróquias as confirmações eram realizadas todos os anos, mas em paróquias menores, onde havia dificuldade para o bispo e seu representante visitarem, as confirmações eram feiras alguns anos mais tarde. Você pode encontrar alguns membros da mesma família que foram confirmados no mesmo dia. Os documentos de confirmações normalmente relaciona a paróquia, as pessoas sendo confirmadas, padrinhos, ou nome dos pais. O valor do documento de confirmação é primeiramente para verificar as informações achadas em outros documentos essenciais.


Outros Documentos Eclesiásticos

A igreja Católica tem muitos outros documentos importantes para a busca genealógica. Esses documentos incluem censos e lista da população, testamento, livros de contabilidade, propriedades doadas para a igreja, processo judicial, documentos de ordenação de sacerdócio, e grupos fraternais que atendiam nas atividades da paróquia.Esses tipos de documentos podem estar disponíveis numa área local ou em arquivos de documentos brasileiros, mas usualmente eles não foram microfilmados pela Biblioteca da História da Família.

Localizando Documentos da Igreja

Os documentos da Igreja são guardados em diferentes arquivos da Igreja Católica, como paróquias, dioceses, arquidiocese, etc. O governo mais alto é arquidiocese. Em 1900 havia duas arquidioceses, 15 dioceses e centenas paróquias ou casas paroquiais no Brasil. As paróquias estão sob a jurisdição da diocese. As paróquias são congregações locais que agregam pequenas vilas a seu redor. Uma cidade grande tem várias paróquias. Cada paróquia tem seus próprios documentos.

Procurando seus antepassados você precisa saber o nome da cidade onde ele ou ela viviam. Você precisa determinar a qual paróquia eles pertenciam. Se os seus antepassados vieram de uma cidade grande que tinha várias paróquias, você precisa saber em que parte da cidade eles viviam para determinar a paróquia. Contanto uma cidade grande como Rio de Janeiro ou São Paulo você pode achar que mesmo que você saiba a paróquia que eles pertenciam, às vezes a família dos seus antepassados ia à catedral para batismo de uma criança ou à paróquia de um parente na mesma cidade. Se seus antepassados viviam numa cidade pequena ou rancho que não tinha uma paróquia estabelecida, procure um mapa para saber onde era a paróquia da próxima cidade.

Mapas de cidades próximas, se existem, podem ser de grande ajuda quando você sabe quais documentos paroquiais você está procurando. Esses mapas lhe ajudam identificar paróquias na vizinhança se precisar procurar nas paróquias de uma certa região.

Quando os livros da paróquia estão completos, muitas vezes eles são enviados para a diocese ou arquidiocese que tem jurisdição sobre a paróquia. Por isso, se os documentos não estão disponíveis na paróquia você pode encontrá-los nos arquivos da diocese ou na arquidiocese.

Os arquivos da Arquidiocese no Rio de Janeiro contém registros de paróquias, processos de casamento, união de casamentos, votos de casamento, permissão, e alguns documentos de inquisições mostrando a linhagem daqueles que foram levados a julgamento.

Os arquivos da Arquidiocese de São Paulo contém documentos de casamento desde 1632, batismos desde 1640, e morte desde 1731. A maioria dos documentos de paróquia são das antigas paróquias no estado de São Paulo quando estavam sob uma única diocese. O arquivo também tem vários índices de documentos da igreja.


  •  Índices de batismos, 1880 – 1900
  •  Índices de dispensos de matrimônio e casamentos
  •  Índices de correção em documentos de batismos e casamento.
  •  Índices de não-Católicos que aceitaram a Fé Católica e renegaram sua religião anterior


A maioria dos índices estão em ordem alfabética em ordem de primeiro nome em vez de sobrenome.

O arquivo tem um livro chamado (Autos de Genere)(Registros de Linhagem), o qual relaciona em ordem alfabética o nome de cada criança, dos pais, dos avós, e às vezes alguns parentes de gerações anteriores. Às vezes contém alguns nascimentos ilegítimos, com a data de nascimento e data de quando o pai adotivo reconheceu a criança como sua.

Outros documentos no arquivo incluem documentos de confirmação, alguns documentos locais de censos, documentos do capelão, ordenação de várias ordem do sacerdócio, testamento, situações da corte eclesiástica, e outros documentos encontrados em arquivos da diocese.

Para endereços de documentos da arquidiocese, veja Brasil Arquivos e Bibliotecas.

Documentos da Igreja – Inventários

O Inventário é uma lista avaliada dos documentos da igreja,os anos que cobrem, e a localização. Algumas vezes indica qual paróquia/freguesia serviu uma cidade em particular num certo tempo. Os inventários de documentos da igreja no Brasil não foram obtidos pela Biblioteca da História da Família. Por mais informações, veja Brasil Diretórios da Igreja.

Documentos da Igreja na Biblioteca da História da Família

A Biblioteca da História da Família tem muitos documentos brasileiros em microfilme. Muitos documentos da igreja foram microfilmados nos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Outros documentos da igreja também foram microfilmados nos estados do Maranhão, Espírito Santo, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e Pernambuco.

Alguns documentos do estado do Pará estão relacionados num catálogo centralizado da paróquia em vez da paróquia individual. Por exemplo, a igreja central de Curuçá no Pará inclui documentos da igreja desde 1837 ate 1935, incluindo documentos de igreja de várias paróquias e capelas.

A propriedade específica está relacionada no Catálogo da Biblioteca da História da Família. Você pode determinar se a biblioteca tem documentos da localidade de onde seus antepassados vieram, veja a seção “Busca de Localidade” do Catálogo da Biblioteca da História da Família. Se a Biblioteca da História da Família não tem cópias dos documentos que você está procurando, você terá que escrever para a paróquia para mais informações.

Documentos da igreja são catalogados primeiro pelo nome da denominação (usualmente Igreja Católica), a seguir o nome do santo da paróquia (por exemplo, Nossa Senhora da Ajuda), e depois o nome da cidade e estado onde estão localizados (por exemplo, Ilha do Governador, Rio de Janeiro). No Catálogo da Biblioteca da História da Família, olhe embaixo do nome da cidade onde a paróquia estava localizada, não precisa ser a cidade onde seus antepassados viviam. Se a cidade tem mais de uma paróquia então haverá uma lista de todas as paróquias por nome. Olhe no Catálogo da Biblioteca da História da Família sob cidades assim: Brasil, [Estado], [Cidade] – Documentos da Igreja

Documentos não encontrados na Biblioteca da História da Família

Documentos de batismo, casamento e morte podem ser pesquisados contatando ou visitando as paróquias locais e arquivos da arquidiocese no Brasil. O Brasil não tem repositório de documentos de igreja. Escreva seu pedido em português quando possível. A informação sobre como escrever para a informação genealógica na paróquia local no Brasil está no guia para a carta em Português 36341:

Quando pedir informação, mande o seguinte:

  •  Dinheiro para a busca, usualmente $ 10.00, e um envelope selado internacional para retorno (IRC).
  •  Nome completo e sexo do antepassado que busca
  •  Nomes dos pais do antepassado, se souber
  •  Data aproximada e local onde aconteceu
  •  Sua relação com o antepassado
  •  Razão que está procurando (História da família, medicinal, etc)
  •  Peça uma copia completa dos documentos originais.                                                                   
  •  Se o seu pedido não suceder, procure por documentos que possam ter sido postos em outros arquivos ou cartórios de registros civil.

Estratégia para a busca

Para uso efetivo dos documentos da igreja siga as seguintes estratégias, usadas nessa ordem:

  • Busque somente o antepassado que você selecionou. Quando você encontrar o registro batismal, procure para achar o batismo de irmãos e irmãs dessa pessoa .
  • Busque o casamento dos pais da pessoa antes do nascimento de sua primeira criança legítima. O registro do casamento geralmente leva ao registros batismal dos pais.
  • Você pode calcular a idade dos pais ou achar suas idades em certidões de óbito, ou certidão de nascimento.

Repita o processo para ambos: pai e mãe.

Se gerações anteriores não estiverem nesses registros, procure-os em paróquias vizinhas.

Procure registros de falecimento (óbito) de todos membros da família.

Artigos Wiki relacionados

Brasil - Registros Paroquiais da Igreja Católica