Itália

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Europa Gotoarrow.png Itália

{{{link}}}
Italia.gif

A Itália é um país localizado ao sul do continente europeu, banhado pelo mar Mediterrâneo; limita-se ao norte com a Suíça, Áustria e Eslovênia; e a noroeste, com a França. Segundo a lenda, Roma teria sido fundada pelos gêmeos Rômulo e Remo, abandonados em um cesto nas águas do Rio Tibre; salvos por uma loba, que os amamentou e os viu crescer. Adulto, Rômulo matou Remo, e, em seguida, fundou Roma, oito séculos a. C.
Devido a sua localização geográfica estratégica, a península italiana foi cobiçada por fenícios, vikings, bárbaros, espanhóis, franceses, gregos.Em razão das diversas ocupações, apresentou alterações que influenciaram diretamente as mudanças nas fronteiras de seu território. Nos séculos VII e VI a.C. os etruscos ocuparam uma área na região que hoje conhecemos como Toscana. Cartagineses e fenícios conquistaram colônias na Sicília e Sardenha. Gregos invadiram a Sicília e o sul da península, nomeando a área de Magna Grécia, chegando até Nápoles. A Itália foi invadida por Napoleão Bonaparte em 1797, que a dividiu em seis repúblicas. Em 1804, foi promulgado o código Napoleão, ou Código Civil Francês, que serviu de base para o sistema legal em muitos países. Foi implantado o Registro Civil,a partir de 1806 (Stato Civile Napoleonico). O Congresso de Viena (1814) redefiniu as fronteiras políticas européias.
A Unificação (Risorgimento) foi planejada e executada pelo Rei Carlo Alberto, Rei Vittorio Emmanuele II, o conde Camillo Cavour, Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi e enfrentou grandes dificuldades: explosão demográfica, crise agrícola nas áreas rurais e crescente industrialização do norte. Muitos italianos resolveram emigrar, movidos pelo sonho de acesso à terra e enriquecimento rápido, o "fare la Mèrica". Após o final da I Guerra Mundial (1914-1918), pressionado pela ascensão dos partidos socialistas e comunistas, o Rei Vittorio Emmanuele II chamou o fascista Benito Mussolini para compor o governo. A pressão das demais potências capitalistas resultaria nas tensões que culminaram na II Guerra Mundial (1939-1945), momento em que Mussolini se aproxima do regime nazista alemão.

As 20 regiões da Itália

Região
Abruzzo Apúlia
Basilicata Calabria
Campânia Emilia-Romagna
Friuli-Venezia Giulia Lazio
Ligúria Lombardia
Marche Molise
Piemonte Sardenha
Sicilia Toscana
Trentino-Alto Adige Umbria
Valle d'Aosta Veneto

Links interessantes para as diversas regiôes

Região
Abruzzo Basilicata
Calabria Campania
Emilia-Romagna Friuli-Venezia Giulia
Lazio Liguria
Lombardia Marche
Molise Piemonte
Puglia Sardenha
Sicilia Toscana
Trentino - Alto Adige Umbria
Valle d'Aosta Veneto


Ajude-nos

A fim de tornar esta wiki uma ferramenta de investigação melhor, precisamos de sua ajuda! Muitas tarefas precisam ser feitas. Você pode:

Notícias
  • Em breve!
Tópicos



Você sabia?
  • Em breve!