Polônia - Geografia Histórica

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Polônia Gotoarrow.png Página Inicial

O nome do lugar de onde seu antepassado veio, a província, ou o país pode ter mudado várias vezes.

Esta seção descreve as mudanças que ocorreram na Polônia. Esta informação irá ajudá-lo a encontrar registros no Catálogo do FamilySearch o local onde  seus antepassados ​​viveram. Esta seção irá descrever as jurisdições utilizadas no catálogo.

A Polônia fazia parte da Prússia, Áustria e Rússia até 1918, quando tornou-se uma nação independente. Práticas de manutenção de registros e jurisdições políticas foram determinados pelo país controlando a área específica da Polônia. Com o tempo, distritos administrativos foram reorganizados, os seus nomes e limites alterados, e nomes de lugares locais alterados. Pode ser necessário determinar limites e jurisdições anteriores para localizar os registros de seu ancestral. Gazeteers (almanaques) e histórias são fontes úteis de informação sobre essas mudanças. As Partições Polonesas e as duas Guerras Mundiais contribuíram muito para as mudanças administrativas ocorridas na Polônia. Depois da Segunda Guerra Mundial, e a ocupação da Alemanha na Polônia encerrada, em 1945, as fronteiras da Polônia mudaram consideravelmente. A União Soviética tomou o território do leste e a Polônia ganhou território da Alemanha no oeste.

Em 1975, a Polônia mudou seu sistema administrativo, aumentando o número de províncias de 22 para 49. Em 1999, as províncias foram novamente reorganizados, de 49 para 16. A maioria dos registros referem-se às províncias antigas e nomes de lugares. Depois de uma greve no estaleiro de Gdansk na década de 1980, o MovimentoSo lidariedade começou e, pela primeira vez, uma organização de trabalho foi reconhecida.

Os eventos que ocorreram após a greve levou à queda do governo comunista na Polônia.

Fontes sobre as mudanças de fronteira são encontrados no Catálogo do FamilySearch em:

POLÔNIA - GEOGRAFIA HISTÓRICA

POLÔNIA - HISTÓRIA

POLÔNIA, (CONDADO) - GEOGRAFIA HISTÓRICA

POLÔNIA, (CONDADO) - HISTÓRIA

Os atlas históricos descritos na seção Mapas neste esboço contém mapas retratando as mudanças de fronteira, padrões de migração e de assentamento, as ações militares e distribuição étnica e religiosa.
Poland.jpg
Quem é um Polonês e Onde fica a Polônia?

A Polônia surgiu no século X e, durante 400 anos, foi  estável territorialmente. A maioria da população era Católica Romana, de língua eslava, com alguns alemães. Depois de 1386 a Polônia e a Lituânia uniram-se, formando o Rzeczpospolita ou Commonwealth. Esta comunidade logo incluiu judeus, tártaros, armênios, alemães, ucranianos, lituanos, Branco Ruthenians (Bielorussos) e tchecos.
A Polônia tornou-se uma nação de território, em vez de etnia. Depois de 1795, quando a Polônia foi dividida, deixando de existir, o principal fator de identificação do polonês desapareceu. O aumento dos Estados-nação, como a França, teve tempo de assimilar grupos étnicos não franceses em sua população e desenvolver um forte senso de nacionalismo. A Polônia, porém, foi desmantelada antes que isto pudesse realmente ocorrer. Em vez disso, as pessoas permaneceram mais fortemente identificadas com os seus grupos étnicos individuais.
O mesmo ocorreu no final de 1800 e início dos anos 1900, quando muitos imigrantes chegaram aos Estados Unidos, vindos da Polônia. Eles geralmente se estabeleciam e associavam com colegas judeus, russos ortodoxos, ou alemães étnicos. Somente poloneses étnicos católicos romanos, que falavam polonês, eram, geralmente, identificados como poloneses nos Estados Unidos.
A Polônia, tal como está hoje, é menor e fica muito mais a oeste do que sua antecessora do século XIV. Este é o resultado de dois eventos principais, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Após a Primeira Guerra Mundial, as fronteiras da Polônia foram definidas usando uma combinação das fronteiras do século XIV, e a inclusão de apenas áreas em que a maioria da população era de poloneses étnicos. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética requisitou muito do que tinha sido uma vez a Polônia, e a Polônia recebeu grandes quantidades do território da Alemanha Oriental.
Fonte: Rodziny Verão 2006 P.11-16, 943,8 D25p, V. 29 n º 3